O que precisas saber sobre Wordpress

O WordPress é o CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) mais utilizado por todo mundo, para criação de sites, blogs, lojas virtuais, etc. Tendo uma representação, comparativamente com outros sistemas, de 26%.

O seu lançamento aconteceu no ano de 2003 e desde então não para de ganhar adeptos. Por ser tão fácil de utilizar, mesmo para quem não percebe nada de programação, intuitivo, otimizado para SEO e de fácil administração.

Conta ainda com um cem número de ferramentas que te ajudam a transformar o teu site, basicamente no que quiseres, criar e editar todo o conteúdo e páginas.

Vantagens de utilização

Por ser uma plataforma muito versátil, podes criar basicamente tudo o que tu quiseres, desde blog, a loja virtual com imensos produtos.

Mas vamos lá então as vantagens:

  • Versatilidade: Esta é sem dúvida umas das carateristicas que distingue o wordpress de outras plataformas, dá aso a tua imaginação, seja um fórum, uma loja virtual , um site, um blog, tudo é possível aqui.
  • Fácil utilização: Não precisas ter nenhum conhecimento avançado de informática para conseguires criar o teu projeto.
  • Um Suporte fora de série: Dentro do fórum da plataforma, consegues encontrar resposta a todos os problemas e dúvidas que te vão surgindo ao longo da criação do teu site. Mesmo que não encontres basta uma simples pesquisa no Google e encontraras a tua resposta, através de posts e tutoriais.
  • Otimizado para motores de busca: Se queres ser encontrado por motores de busca como o Google é de máxima importância teres o SEO sempre em mente, pois é ele que gera o trafego orgânico para o teu site.
  • Criado a pensar nos dispositivos moveis: hoje em dia as pessoas estão a utilizar mais o telemóvel do que o computador para aceder a informação e navegar pela internet. Por esse motivo é de máxima importância que as mesmas informações a que acedes pelo computador sejam visíveis no teu telemóvel.

Um Mundo de Ferramentas

O wordpress coloca a tua disposição um cem número de ferramentas fazendo com que torne o processo de criação muito mais simples.

As mais importantes e que causam mais efeito a nível visual (Temas) e funcional(Plugins)

Temas

São estes que te permitem alterar a identidade do teu site, a forma como te apresentas e apresentas o teu projeto ao mundo. É onde podes alterar cores layouts, imagens, personalizar tudo o que quiseres.

A própria plataforma oferece-te uma infinidade de temas gratuitos que te permitem criar a imagem do teu projeto sem gastares dinheiro.

No entanto, existem vários sites onde podes comprar os teus temas, criados por designers, até mesmo podes mandar fazer um totalmente customizado , com muito mais funcionalidades que não encontras nos temas gratuitos.

Os melhores sites para encontrares temas são:

  • ThemeForest
  • Mojo Marketplace
  • Elegant Themes
  • Template Monster

Plugins

Os plugins são extensões do teu site, são utilizados para não sobrecarregar o mesmo. Existem milhares de plugins cada um deles com diferentes propósitos. Tens plugins para:

  • Melhorar o SEO do teu site como o Yoast SEO
  • Capturas de e-mail
  • Galeria de Imagens
  • Melhorar a segurança do teu site
  • Criadores de páginas Elementor
  • Criadores de lojas virtuais como o woocommerce

Com mais de 46 mil plugins a tua disposição, não tens como não criar um site super funcional. E tal como acontece com os temas também existem sites que te permitem comprar plugins mais específicos para o que procuras como por exemplo codecanyon.

Em resumo

O wordpress é uma plataforma muito completa e cheia de ferramentas uteis que te permite criar um site em poucos minutos e com estilo profissional.

Sem dúvida a melhor plataforma que te aconselho para iniciares o teu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *