O poder das Imagens no teu Projeto

 Se trabalhas com markting digital, sabes que todos os dias temos de executar uma série de tarefas que vão muito para além de criar posts e anúncios.

 “Uma imagem vale mais que mil palavras”

 

Bom nunca um provérbio poderia estar tão acertado, a escolha das imagens podem muitas vezes fazer com que alguém clique no teu post ou por outro lado o ignore, mesmo sendo o conteúdo que essa pessoa está a procura.

Não que as imagens por si só te vão gerar trafego, mas são algo do qual não podes descurar.

Aproveita estas sugestões para melhorar o teu projeto e no final ainda te dou uma dica extra 🙂

Ferramentas de imagem

Bancos de Imagem

Procurar imagens para os teus posts e anúncios pode ser uma tarefa não tão simples assim. O google dispõe de milhares de imagens que facilmente podem ser usadas nos teus projetos, certo? ATENÇÃO!! nem todas as imagens do google são livres de direitos autorais, o que mais tarde ou mais cedo pode trazer-te muitas chatices.

Recomendo vivamente que utilizes bancos de imagem, onde não tenhas de te preocupar com direitos de autor. Vê alguns exemplos gratuitos onde podes ir buscar imagens:

  E centenas de outros bancos de imagem gratuitos que podes encontrar facilmente pesquisando no google, estes são apenas os mais utilizados.

  LEMBRA-TE: USA SEMPRE IMAGENS QUE SAIBAS QUE NÃO TEM DIREITOS DE AUTOR PARA NAO TERES PROBLEMAS FUTUROS!

 

Editores de Imagens

painter 931711 640 - O poder das Imagens no teu Projeto

Bom agora que já sabes que não deves usar imagens retiradas diretamente do google porque podem ter direitos de autor e já te mostrei alguns sites onde podes conseguir as melhores imagens para os teus projetos vão agora perceber porque é importante editar essas imagens e torna-las no que realmente precisas.

Porque devo editar as imagens? Foste busca-las a um site gratuito, não foi?

Tal como tu, todos os dias centenas de pessoas vão a estes bancos de imagens buscar conteúdo, imagina que crias um post sobre… vamos imaginar esparguete (exemplo parvo mas serve para explicar) e colocas uma imagem sobre esparguete no teu post. Provavelmente vão existir mais uns 100 ou 200 blogs que falam de esparguete a usar essa mesma imagem.

Trata-se de te destacares dos restantes concorrentes, fazendo algumas melhorias nessa imagem e dando-lhe um aspeto mais profissional e mais apelativo. Assim quando alguém for pesquisar por esparguete é no teu artigo que vão clicar para obter informações. Isso pode ser a chave para aumentares o teu publico.

Chega de esparguete e fica então a conhecer alguns editores de imagem que podes usar:

Mãos á obra podes começar já a trabalhar as tuas imagens para melhorar o teu desempenho.

 

 

Dica extra para WordPress

No inicio o teu site vai carregar rapidamente, mas com o tempo isso pode não acontecer.

O acumular de posts e imagens vão, com o tempo, fazer com que o teu site ou bog comece a ficar mais e mais pesado, fazendo com que fique cada vez mais lento.

ISSO É GRAVE??

Sim, isso pode fazer com que as pessoas percam o interesse no teu site. Grandes sites como Amazon, EBay, etc… investem forte na performance dos seus sites, pois por cada segundo que a página demorar a abrir significa centenas de clientes perdidos.

O QUE POSSO FAZER ENTÃO

Calma, tens no WordPress alguns plugins que te podem dar uma grande ajuda nesse sentido, vamos agora ver alguns:

  • Resmush,it -Otimiza as imagens logo no upload, além de oferecer uma otimização em massa de imagens antigas.
  • EWWW Image Optimizer – Ele executa a compressão em seus próprios servidores, ou seja não tens de te inscrever em nenhuma conta para obter uma chave API. Também pode otimizar imagens geradas por outros plugins do wordpress assim como imagens que não constem da biblioteca de mídias.
  • WP Smush – muito popular também ele comprime as imagens logo no upload. com a versão gratuita podes otimizar até 50 imagens de cada vez.

Espero que esta informação te tenha sido útil, aproveita e deixa nos comentários assuntos que gostarias de ver abordados aqui no blog. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *