Como criar um blog – como iniciar de maneira prática

Hoje em dia, várias pessoas estão em busca de novas oportunidades de uma renda extra. Isso porque, com a crise que se instala em diversos países do mundo, muitas pessoas estão optando por abrir o seu próprio negócio, seja ele digital ou físico. No mundo digital o que há de mais rentável são os blogs, mas sabes como criar um blog?

É isso que iremos abordar aqui hoje… Vou-te ensinar de que maneira podes ter o teu blog sem grandes complicações. Vamos lá?

Como criar um blog

Guia completo de como criar um blog

Escolha da plataforma

Esse é o primeiro passo de como criar um blog, e deve ser muito bem avaliado. A plataforma escolhida guiará totalmente o sucesso do mesmo. Dessa forma, procura a que mais atender aos teus requisitos.

Atualmente, as duas maiores plataformas disponíveis no mercado são a WordPress e a Blogger.

Por isso, procura informações relevantes sobre as duas e escolhe aquela que seja mais fácil para utilizares, visto que estás a começar esse deve ser um fator importante.

Nós vamos dar alguns parâmetros sobre cada uma delas para te facilitar a vida:

WordPress

Essa plataforma é superintuitiva, fazendo com que não precises de grandes conhecimentos para saber como criar um blog. Por esse motivo, ela é a mais usada nos dias de hoje.

Aqui terás acesso a diversos templates para deixar o teu blog mais profissional. Não é preciso saber mexer em HTML, nem coisas do gênero, pois com apenas um clique já configuras todo o design do teu blog.

Blogger (www.blogspot.com)

O Blogger deixa a desejar em muitos fatores, como por exemplo, é preciso aprender a mexer em HTML para fazer uma boa configuração do seu site.

Mas de qualquer forma, você pode se identificar com o funcionamento dela e optar por ela.

Escolhe um nicho

Depois de escolher a plataforma, o próximo passo de como criar um blog é a escolha de nicho de mercado com que vais trabalhar.

Em síntese, deves ter pelo menos uma pequena afeição pelo que decidir investir. Como se trata de um projeto a longo prazo, é preciso desenvolver e pensar em algum tema que gostes.

Outra dica importante, é que quanto mais o nicho escolhido for especifico, maiores são as chances de desenvolveres um público alvo que interaja com o teu site. Isso porque, o que eles procuram está disponível no teu site de maneira única.

Para entenderes melhor, vou te dar um exemplo prático de nicho especifico:

Renda Extra > Como ganhar dinheiro em casa > Markting de Afiliados

Logo, as pessoas que procuram especificamente sobre dicas como ganhar dinheiro em casa, encontrarão no teu blog a solução dos seus problemas e assim, há o desenvolvimento de uma confiança nele. Com isso, sempre te vão procurar para novas dicas.

Domínio e nome

A partir da junção do nome + o domínio é que será construído seu link. É através dele que as pessoas conseguirão encontrar o teu site.

Por isso, é importante escolher sabiamente, pois deve ser um nome criativo e que tenha a ver com o nicho que escolhes-te.

Como criar um blog

Hospedagem do site

Nesse caso és tu quem decide qual será a melhor forma de investimento para ti. Dessa forma, podes iniciar com uma hospedagem gratuita, em que o teu site terá como domínio nomedosite.wordpress.com ou nomedosite.blogspot.com, dependendo de qual plataforma escolheres.

Eu não aconselho, pois não vai dar um aspeto profissional ao teu site ou blog, mas se não quiseres investir logo no inicio, ok.

Para adquirir uma hospedagem paga, podes contratar serviço de terceiros, deixo-te alguns exemplo:

  • PT.Servidor
  • Em síntese, ter um domínio pago traz mais autoridade e independência de um blog, por isso, eu recomendo que faças um investimento inicial nisso. Até porque, será a marca dele.

5. Investir em conteúdo de qualidade

Quando terminares todos os passos acima, o teu blog estará no ar, por isso é necessário investir num conteúdo de qualidade para atrair visitantes.

Contudo, se não tens muita habilidade em escrita, é recomendado que compres artigos prontos. Pois além do material ser de qualidade e original, já são escritos com técnicas de SEO, que são as formas que os mecanismos de busca encontram o teu site, e dessa forma, aumentam o teu tráfego.

Em suma, seguindo esses passos de como criar um blog de maneira prática, tenho a certeza que em pouco tempo terás um blog de sucesso.

Gostas-te de saber de forma prática como criar um blog? Então não deixes de acompanhar os demais artigos do blog, estamos preparando muitas novidades para ti!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *