Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

Picture5 - Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

O mundo em que vivemos está cada vez mais conectado, cada vez mais presente nos meios digitais. O comércio, as empresas e prestadores de serviços não poderiam, de forma alguma, ignorar este fato. E pensando nisso, o marketing digital surge como uma ferramenta verdadeiramente essencial para propagar a tua marca, o teu produto, etc.

Mas como tudo na vida, o marketing digital também precisa de um planejamento específico, ou dados e informações seriam desencontradas e não fariam qualquer sentido em analisá-los. Além do Google, uma das ferramentas essenciais ao marketing digital, existem outras que também trabalham juntas ou em paralelo.

Neste artigo, você vai conhecer a maioria delas, um resumo de como funcionam e também de sua utilização. É importante conhecê-las para que o seu planejamento de marketing digital seja mais efetivo, pois terás acesso às ferramentas de que precisa para alcançar o seu objetivo final.

Conhecendo as Ferramentas no Marketing Digital

Picture6 - Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

Quando falamos em “ferramentas no marketing digital” estamos a falar de softwares e aplicativos, online ou não, que vêm de encontro com as diversas necessidades de marketing digital. Não quer dizer, necessariamente que, no teu planejamento para a tua empresa ou negócio, terás que usar todas estas ferramentas.

Muitas não se adequarão ao teu negócio e outras, no entanto, serão imprescindíveis. Assim, é preciso primeiro conhecê-las, mesmo que resumidamente e, no teu processo de planejamento de marketing para a tua empresa ou negócio, fará o filtro ou mesmo selecionará as que são mais importantes e úteis. Confira!

O Canva

Picture7 - Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

O Canva é uma ferramenta online essencial para a criação de artes. Existem outras tantas, mas o Canva é a que mais se destaca e a mais utilizada também. Possui versões pagas (mais completa e com mais opções) e gratuitas (um tanto limitadas).

Essencialmente, trata-se de um serviço que visa facilitar e muito a criação de qualquer tipo de arte como banners, infográficos, convites, cabeçalhos, logos, apresentações, imagens padrões para as principais mídias sociais, capas para e-books e muito mais.

O melhor do Canva é que ele é bem intuitivo, ou seja, não precisas ser um programador ou um expert no manuseio das artes gráficas para utiliza-lo.

Unbounce

Picture8 - Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

É outra ferramenta muito utilizada no marketing digital e também é considerada essencial. Existe outras do tipo…muito provavelmente, mas a Unbounce se destaca entre todas.

A ferramenta Unbounce serve basicamente para a criação das chamadas “landing pages”, que nada mais são do que páginas web feitas exatamente para conseguir capturar informações dos visitantes do seu site, blogue, etc., transformando no chamado “lead” (captação do cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço).

A ferramenta facilita e muito a criação e também a otimização das landing pages e não é preciso grandes conhecimentos técnicos de programação para utilizá-la, muito pelo contrário, ela também é bastante intuitiva.

Mundo Google

Picture9 - Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

Muitas pessoas dirão que não dá pra viver hoje em dia sem o Google. Para o marketing digital a fala é idêntica. No nosso artigo anterior, comentamos cada uma das ferramentas e recursos disponíveis no Google para ajudar o marketing digital da tua empresa.

Ele é fundamental, sem dúvida alguma, e possui como principais recursos:

  • Google Adwords;
  • Google Analytics;
  • Youtube;
  • Gmail;
  • Google Shopping;
  • Google Meu Negócio;
  • Google Keyword Planner, etc.

Se quiser saber mais informações sobre estes recursos do Google, confira tudo no nosso artigo anterior.

Marketo

Picture10 - Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

A ferramenta é utilizada para a automação do marketing digital e, portanto, torna-se essencial na maioria dos casos. Na verdade, ela vem como facilitadora de muitos mecanismos e estratégias de marketing digital onde, sem ela, tudo teria que ser realizado, teoricamente, de forma manual.

O Marketo é sem dúvida uma das plataformas de marketing digital mais conhecidas, utilizadas e famosas nesse segmento. O Marketo permite que possa gerenciar facilmente suas campanhas de marketing, rastreia e identifica leads, disponibiliza relatórios efetivos de desempenho e muito mais.

Pense o quanto ganha em tempo, mudança de estratégia e na tua própria tomada de decisão com uma ferramenta como o Marketo. :

MailChimp

Picture11 - Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

O nome já diz tudo: é uma ferramenta específica para e-mail marketing. Existem muitas ferramentas do tipo, inclusive o próprio Gmail. No caso do MailChimp, ele conversa amigavelmente com o WordPress, uma das principais ferramentas utilizadas na construção e manutenção de sites.

E é esta grande capacidade do MailChimp de interagir com outras plataformas (WordPress, Magento, Shopify, PrestaShop, BigCommerce, etc) que o torna mais comumente utilizável.

As principais características do MailChimp são em torno de e-mails, conseguindo compor e-mails profissionais e visualmente muito bem elaborados, criar regras específicas ao seu negócio e totalmente automatizadas e gerar relatórios que possibilita a análise do grau de envolvimento de seu público alvo, por exemplo.

Como a maioria das ferramentas do tipo, possui uma versão gratuita, mais limitada, e outra mais completa que é paga.

Envolvimento Mídias Sociais

Picture12 - Ferramentas Essenciais no Marketing Digital

Também não é possível mais pensar em marketing digital sem levar em consideração as principais mídias sociais, que estão presentes na vida da maioria das pessoas em todo o mundo. Através delas, ainda é possível identificar comportamentos, opiniões, preferências e muito mais.

E isto tudo é um prato cheio e saboroso para quem trabalha com marketing digital e precisa realizar um planejamento eficaz. No contexto das mídias sociais, existem algumas ferramentas que facilitam e objetivam a captação destas informações para o programador de marketing digital.

São muitas, inclusive o próprio Google, mas selecionamos duas delas:

  • Social Mention: é um poderoso monitorador de redes sociais. Com esta ferramenta, é possível monitorar o que exatamente os usuários estão citando ou compartilhando sobre determinadas marcas, empresas, pessoas, produtos ou mesmo serviços.

Desta forma, o trabalho e planejamento do marketing digital serão eficazmente viabilizados além de poder interagir de forma rápida e precisa com os usuários das principais mídias sociais, trabalhando eficientemente bem com a imagem da empresa.

Isto fideliza clientes, afinal, quem gosta de fazer um comentário no face ou outra mídia social e cair no esquecimento, sem qualquer resposta?

  • Social Media Monitor: é muito parecido com o Social Mention. Serve também para monitorar os acessos e cliques em sua página bem como toda a interação feita pelo usuário e com o usuário. A ferramenta gera relatórios bem completos, facilitando a mudança da estratégia de marketing mais rapidamente.

Estas são as principais ferramentas do marketing digital. Mas de nada adianta ferramenta se você não souber das principais técnicas de marketing utilizadas no mercado.

Ficou curioso e quer saber quais são estas técnicas? Então acompanhe nosso próximo artigo, que vai falar mais sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *