Plataformas de afiliação, nacionais e internacionais

Picture1 1 - Plataformas de afiliação, nacionais e internacionais

Os programas ou plataformas de afiliação surgiram por volta de 2013 e tornaram-se ao longo do tempo uma verdadeira febre, tanto pelo lado dos novos e entusiasmados afiliados como pelo lado das empresas e grupos que se juntavam para criarem as chamadas plataformas de afiliação.

São na verdade um local específico onde várias empresas estão alocadas e a partir daí disponibilizam os seus produtos a diversos consumidores que serão alcançados na verdade pelos seus respectivos afiliados, que se inscrevem ou acessam a relacionada plataforma, seguindo parâmetros e regras correspondente a mesma.

O responsável pela plataforma ganha, a empresa que vende os produtos ganha e o afiliado, que vai efetivamente divulgar o produto, ganha também. Uma fórmula mágica? Talvez, mas o certo é que empolgou o mundo do marketing digital em geral.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais destas plataformas, citar as principais (nacionais e internacionais) e as formas de se afiliar. Um resumo consistente e valioso para ti que pretendes ser um afiliado ou simplesmente conhecer melhor como tudo isto funciona.!

O que são as Plataforma de Afiliação?

Picture2 - Plataformas de afiliação, nacionais e internacionais

Empresas físicas e até as digitais precisavam se conectar mais com o mundo. Consumidores precisavam de se comunicar mais com as empresas, para poderem comprar com a comodidade e conforto de um click apenas. Internautas, blogueiros, pequenos empresários, precisavam ganhar de dinheiro com o mundo digital e com este trâmite todo.

O resumo acima diz exatamente como surgiu a necessidade das plataformas de afiliação. Tecnicamente, este recurso de marketing online tem por objetivo principal conectar os chamados “publishers”, que são as pessoas ou as empresas que produzem o conteúdo e que estão igualmente interessadas em propagar produtos de empresas que sejam de interesse do seu público.

Do outro lado, temos os “advertisers” que são exatamente as empresas que possuem os produtos que irão suprir a necessidade dos consumidores destes blogs, aumentando significativamente a sua participação em vendas na internet e por um relativo baixo custo. Uniu-se o “útil” ao “agradável”, como já dizia o ditado.

As Principais Plataformas de Afiliados (Nacionais e Internacionais)

Picture3 - Plataformas de afiliação, nacionais e internacionais
  • No Brasil

No Brasil já existem muitos programas de afiliados e, na sua maioria, são muito bons. Para avaliar se um programa é bom ou não, precisas de ficar atento ao suporte que a plataforma te dá, às empresas que representa (se são conhecidas, etc.) bem como às porcentagens oferecidas.

Aqui, vamos citar 4 das principais e mais conhecidas plataformas de afiliados no Brasil, a saber:

  1. Lomadee http://br.lomadee.com/: é uma plataforma bem robusta e uma das primeiras que surgiu. Conta com muitos afiliados e muitas empresas e cresce continuamente. A plataforma administra as regras, mas cada empresa tem a sua regra de divulgação e de porcentagem.
  • Hotmart https://www.hotmart.com/pt/: também é uma plataforma muito forte e concorre abertamente com as demais. O Hotmart trabalha com o chamado “modelo CPA”, ou seja, custo por ação e os seus produtos são digitais. É um programa considerado bem lucrativo. Contudo só funciona para quem tem conta bancaria brasileira.
  • Monetizze https://www.monetizze.com.br/: é uma plataforma considerada simples, de fácil manuseio e objetiva. O seu sistema de comissionamento também é o CPA (Custo por Ação) e o Monetizze vem se tornando cada vez mais competitivo.
  • Afilio http://afilio.com.br/: muito parecida com a Lomadee. É uma plataforma poderosa de afiliados com diversas empresas que querem divulgar os seus produtos. Diferente do Monetizze e Hotmart, seus ganhos são com base no chamado CPC, ou seja, custo por clique. Além desse, também disponibiliza o CPM que é o custo por mil.
  • Internacionais

Também existem muitas plataformas de afiliados mundo afora. Podemos citar por exemplo a Zanox, a Autoresponders e a Clickbank como sendo as principais e mais conhecidas. A Clickbank é uma das que está presente em mais de 190 países.

Considerando as plataformas da Europa, podemos citar algumas presentes, por exemplo, em Portugal. O número de usuários da internet em Portugal tem aumentando muito nos últimos tempos e, do outro lado, cada vez mais as empresas e sites passam a usuar as várias redes de afiliação até então disponíveis em todo o mercado português.

E são de diversos segmentos: brinquedos, comida, classificados, concursos, família, finanças, produtos de higiene, produtos de desporto, etc. Abaixo vamos citar 3 das principais plataformas de afiliados que representam bem a rede de afiliados em Portugal. Confira:

  1. Netlucro https://www.netlucro.com/: trata-se de uma plataforma de afiliados que consegue reunir várias campanhas de afiliados de empresas diversificadas e bem conhecidas do público português em geral. Isto facilita muito e pode ser considerado até um importante diferencial.

A modalidade utilizada pela Netlucro é de CPA, Lead e também de clique.

  • NetAffiliation https://br.netaffiliation.com/: é considerada uma das redes de afiliação mais conhecidas e populares em Portugal. Isto se justifica porque a NetAffiliation conta com um vasto número de campanhas e empresas disponíveis, alcançando inúmeros nichos de mercado.

É especializada na divulgação de campanhas do tipo CPA, CPL, CPC e é uma marca do Grupo Kwanko.

  • Tradedoubler https://www.tradedoubler.com: não é originariamente uma plataforma portuguesa, mas está fortemente presente no mercado de Portugal. Conta também com várias campanhas importantes sobretudo às relacionadas com o nicho do mercado de turismo como hotéis, por exemplo.

Como se Afiliar à um Programa e/ou Plataforma de Afiliados

Picture4 - Plataformas de afiliação, nacionais e internacionais

Na maioria dos casos, a forma de afiliação é bem simples: basta preencher um formulário especifico no site do programa e/ou da plataforma e aguardar a aprovação. Em geral também, colocarás as tuas informações de pagamento e depois é só escolher o produto que mais tem a ver contigo e com o teu público-alvo.

Atente-se às porcentagens de cada empresa bem como às regras de cada uma, pois muitas delas não são definidas pela plataforma. Algumas empresas, por exemplo, não permitem a utilização de banners em outros sites e blogues. Outras, possuem além dos banners, muitos cupons de desconto dos quais podes estar propagando para o teu público.

Como sugestão: não é interessante ter vários banners e links de diferentes empresa e nichos no teu site. Isto vai poluir a página e não vai gerar conversões e vendas, muito pelo contrário, vai tirar a credibilidade do teu blogue e/ou do assunto ao qual tratas nele.

Queres saber mais sobre como anunciar corretamente na internet e utilizar os programas de afiliados a favor do teu blogue ou site? Então confira tudo e mais um pouco no nosso próximo artigo, que vai falar e apresentar formas de anunciar na internet.

Gostou deste artigo? Foi útil? Então compartilha, pode ser útil para mais alguém também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *