Técnicas de Marketing Digital

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O marketing digital não é mais apenas uma tendência, mas uma realidade em qualquer tipo de negócio ou empreendimento. Muito se fala em marketing digital, só que dominar eficientemente as técnicas de marketing digital torna-se uma necessidade para que as tuas estratégias de divulgação obtenham os resultados esperados.

Assim sendo, se não queres ficar para trás no teu negócio, precisas sim conhecer e principalmente aplicar as principais técnicas de marketing digital hoje utilizadas. Os mecanismos vão desde sites e blogues às próprias mídias sociais que são amplamente utilizadas pela maioria das pessoas.

Neste artigo, vais ficar a conhecer, de uma forma resumida, mas direta, das principais técnicas de marketing além de conhecer também as suas principais aplicações. Tenhas um negócio próprio ou simplesmente um blogue onde tenhas um programa de afiliados, por exemplo, torna-se essencial conhecer estas técnicas.

Conhecendo as Principais Técnicas de Marketing Digital

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Neste artigo vais passar a ter conhecimento sobre as principais estratégias e técnicas de marketing digital. A intenção é levar até ti este conhecimento para que, uma vez aplicado corretamente, faça com que o teu negócio, seja ele qual for, obtenha resultados online mais satisfatórios. Confere:

Tratando do Conteúdo

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Apesar de muito procurada, muito acessada, a internet é coisa séria. Tudo que colocas ali, divulgando o teu material, produto ou serviço, precisa ter a consciência de que muitas pessoas irão interagir com aquilo e até mesmo mudar as suas vidas por conta do que ali está escrito.

Assim, tratar o “conteúdo” de artigos, matérias, etc., como uma coisa secundária é um erro gravíssimo e leva o teu marketing digital ao total fracasso. A confiança é uma coisa emprestada no início e depois pode ser consolidada ou retirada.

Para consolidar os teus clientes e/ou futuros clientes, precisas ter conteúdos sérios e objetivos, ou irão perder a confiança nas tuas divulgações e dificilmente retornarão. O conteúdo é a primeira das técnicas do marketing digital e envolve:

  • Material rico: a informação ali contida precisa agregar valor, precisa acrescentar.
  • Copywriting: esta técnica envolve a criação de textos que contenham palavras estratégicas que funcionam na verdade como “gatilhos mentais” nos consumidores. É uma técnica muito eficiente.
  • Palavras-chave: muito se ouve falar delas, principalmente no mundo do marketing digital. É também uma das técnicas mais utilizadas pelo marketing digital na atualidade.

A palavra-chave é a palavra usada para fazer uma busca dentro dos principais mecanismos de pesquisa no mundo online como o próprio Google, por exemplo. Se o teu conteúdo tiver as palavras-chave certas, o teu site ou blogue aparecerá primeiro nos mecanismos de busca.

  • Imagens e vídeos: já se ouve falar que “imagem é tudo”. E é uma verdade, pois imagens, vídeos, etc., chamam mais rapidamente a atenção do espectador do que um super texto com um conteúdo magnífico. Não que este último não tenha a sua importância, muito pelo contrário.

Mas sabemos que o mundo é movido por imagens, de TV, internet, filmes, canais do Youtube, etc. Assim, as imagens têm um valor determinante nas técnicas de marketing digital, pois são as primeiras à serem interpretadas.

SEO

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Também é muito falado nos meios do marketing digital. SEO ou “Search Engine Optimization” significa a “otimização para os mecanismos de busca”, ou mesmo otimização de sites. Na verdade, é um grupo grande de estratégias que tem por objetivo potencializar o posicionamento do teu site nas principais páginas de resultados considerados naturais ou orgânicos.

O SEO tem por base três principais técnicas:

  • Link Building: são links estratégicos contidos dentro do teu conteúdo, dentro do conteúdo dos teus artigos, matérias, etc. Podem ser externos ou internos e ajudam a criar maior relevância ao seu site exatamente por conta da quantidade de páginas que estão apontando para ti ou para o teu site/blogue.
  • Densidade de Palavras: basicamente é a quantidade de vezes que a tua palavra-chave aparece dentro do teu texto, do texto que está no teu site. Isto não quer dizer, no entanto, que quanto mais vezes esta palavra-chave aparecer será melhor.

Na verdade, esta quantidade de vezes deve ser proporcional ao tamanho do texto, do teu artigo.

  • As Meta Tags: na verdade, no mundo do marketing digital, existem muitas meta tags, mas algumas são mais relevantes, como:
    • Title (título da página);
    • Meta description (aplique técnicas de copywriting, pois tens 2 linhas para isso);
    • Heading tags [H1 (títulos), H2 (subtítulos) e tópicos];
    • Alt text (nomear as imagens);

Links Patrocinados

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Os links patrocinados, ao contrário dos links objetivados através dos canais orgânicos e SEO, costumam aparecer sempre no primeiro plano nos mecanismos de busca como o Google, Bing, etc.

No entanto, este tipo de link exige um certo investimento e é preciso acompanhar objetivamente os resultados deste investimento para que consigas unir bem a relação custo X benefício.

Mas, por meio deles conseguirás criar anúncios dos quais irão aparecer com maior destaque nas páginas de resultados de busca.

Nutrição de Conteúdo

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Precisas divulgar a tua marca, o teu produto, serviço e para isso se utilizam as técnicas de marketing existentes. No entanto, a divulgação pura e simplesmente não resolve. Precisas de te manter ativo na memória dos teus consumidores e potenciais clientes.

É isto que chamamos de “nutrição de conteúdo” e para nutrir todo este conteúdo farás uso de algumas ferramentas disponíveis na internet, como as próprias mídias sociais existentes, e-mail marketing, etc.

As redes sociais, por exemplo, possuem um papel importante neste quesito, pois através delas poderás manter uma linha de contato quase que direto com seus consumidores ou mesmo atrair novos consumidores.

A maior parte das pessoas no mundo passam quase 3 horas, no mínimo, acessando as diversas redes sociais disponíveis. Já pensas-te alcançar este grupo de pessoas todos os dias?

Outro mecanismo importante e que consegues personalizar é a tua marca, o teu produto, etc., é o e-mail marketing. Através dele abres um outro canal de comunicação muito importante com o teu cliente e poderás, por exemplo, oferecer cupons de desconto, promoções, entre outros.

A grande diferença do e-mail marketing é que vais até o seu cliente, convidando-o a consumir, através destas promoções e descontos.

Neste artigo ficas-te conhecer as principais técnicas de marketing digital utilizadas atualmente. Há diversas formas de aplicá-las, mesmo que não tenhas exatamente uma empresa e sim programas de afiliados, por exemplo, com os chamados “infoprodutos”.

Não sabes o que são programas e plataformas de afiliação ou infoprodutos? Bem isto é assunto para o nosso próximo artigo. Se quiseres saber mais detalhes sobre afiliações, infoprodutos, etc., não percas o nosso próximo material.

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