Automação de marketing: saiba TUDO sobre neste artigo

Ainda há muita dúvida quando o assunto é automação de marketing! Muitas empresas acreditam que a ferramenta é utilizada exclusivamente para a nutrição de leads, quando na verdade, o principal objetivo da automação e marketing é o relacionamento com os clientes.

No nosso artigo de hoje vais conhecer detalhes sobre a automação de marketing, e vais entender como funciona, vantagens, melhores plataformas e afins! Confere.

Afinal, o que é automação de marketing?

Quando falamos sobre automação de marketing estamos a falar sobre a prática de utilizar softwares para ação em grande escala, possibilitando que as vendas possam ser aumentadas.

 

Com a automação é possível criar ações personalizadas para interação com o público, melhorando de forma geral o relacionando com o cliente, e como consequência disso temos um maior resultado em vendas.

Para que qualquer empresa, de qualquer segmento cresça, é preciso uma série de processos, e o trabalho manual gasta muito tempo, ainda mais quando a empresa entra em expansão.

Por isso que a automação é interessante, há economia de tempo, já que é possível:

  • programar postagens em mídias sociais;
  • disparar e – mails;
  • mensurar resultados de campanhas;
  • entre outras coisas.

Lembrando que muitas vezes a automação de marketing é confundida com o e – mail marketing, mas devemos lembrar que são ferramentas diferentes, já que a automação não trata somente do e – mail marketing, como foi mencionado acima.

Para resumir, deve – se pensar na automação de marketing como um piloto automático que funciona de forma inteligente, sendo capaz de fazer tudo que programas-te, sem precisar que fiques a conferir o seu funcionando.

Como a automação de marketing funciona?

De maneira prática, a automação de marketing vai permitir que todos os teus leads sejam estimulados durante o processo de compra, com um direcionamento assertivo, abordagens personalizadas para a compras e afins.

Por exemplo, se mandares um e – book para a tua lista de contatos, vais saber quem baixou aquele conteúdo. E isso já mostra um interesse do usuário no teu produto, por exemplo.

A partir disso, uma nova lista pode ser criada, e mensagens personalizadas para essas pessoas serão enviadas! Enquanto para quem não baixou, podes esperar um tempo, e mandar outro material, pensando que no momento anterior eles ainda não estavam preparados pra compra, por exemplo.

Benefícios da automação de marketing

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Há diversos benefícios dentro da automação de marketing, vamos apresentar alguns:

Geração e nutrição de leads

Captar os leads e os tornar clientes é um processo essencial, mas nem sempre é um processo fácil, podemos classificar como trabalhoso.

A grande vantagem de utilizar a automação de marketing com certeza é o fato de atender mais usuários de maneira personalizada. Tudo pode ser configurado por ti, fazendo-te economizar tempo, e não perder essa parte tão importante.

Maior engajamento

Como a comunicação por aqui se torna mais eficaz, o engajamento dos usuários é muito maior! Outro processo importante para transformar o lead em cliente.

Economia de tempo

Já mencionamos o quanto a automação de marketing pode gerar economia no tempo. Fazer tudo que a ferramenta faz, de forma manual, levaria muito mais tempo, e seria um processo muito mais trabalhoso.

Plataformas de automação de marketing

Agora que já conheces um pouco mais sobre o que é, e como funciona a automação de marketing, está na hora de conhecer um pouco mais sobre as plataformas.

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Hubspot

A primeira indicação é o Hubspot que pode ser considerada uma das maiores plataformas de marketing, com milhares de clientes. Há diversas ferramentas na plataforma para facilitar a tua vida. Cada ferramenta é pensada para a fase do funil de vendas, isso faz com que a plataforma seja ainda mais interessante.

RD Station

Outra plataforma muito utilizada quando o assunto é a automação de marketing é a RD Station. Com a ferramenta é possível:

  • nutrir leads, criar landing pages;
  • SEO;
  • e – mail marketing;
  • entre tantas outras coisas para melhorar o relacionamento com o cliente, e criar mais engajamento e vendas.

O que chama atenção da plataforma é o seu custo benefício, há diversos planos disponíveis, com valores distintos! Tudo depende da suas necessidades dentro da plataforma.

All In

A All in surgiu como disparar de e – mail, porém, com o tempo essa plataforma foi ganhando outras funcionalidades. O grande intuito é transformar a All In na maior plataforma de automação de marketing brasileira, por isso será sempre possível conferir uma série de novidades por aqui.

O valor também vai depender do número de disparos que o usuário deseja por mês.

Lembrando ainda que a plataforma ainda tem um ponto considerado fraco, já que possui poucas opções para a criação de landing pages. Sabemos o quanto os formulários podem ser importantes para a captura de leads.

Sharpspring

Temos aqui uma plataforma considerada muito intuitiva! Com certeza o que diferencia de todas as outras é a simplicidade em mexer com as ferramentas.

As opções são várias, desde integração de mídias sociais, como CRM próprio.

Há ainda a questão das análises de campanhas, que sem dúvidas é um dos pontos fundamentais para todos aqueles que desejam aumentar suas vendas, e saber sobre a efetividade da campanha.

Quanto aos valores, também vai depender do plano de ferramentas e disparos que o usuário desejar.

Depois desse artigo temos certeza que você está pronto para escolher a melhor plataforma, e utilizar a automação de marketing.

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